Todas as pessoas sonham em ter uma boa profissão. Algumas sonham em ser médicas, outras pessoas almejam ser arquitetos, e existe uma boa parcela, que acredito fortemente que você faça parte, que quer seguir carreira como fuzileiro naval.

Se formar e atuar como um fuzileiro naval pode ser o que você procura para que possa dar início à sua carreira nas Forças Armadas, já que esta profissão é praticamente híbrida, e possui diversas possibilidades de atuação.

Dito isso, esse conteúdo é valiosíssimo para você, já que conta com as informações mais básicas para que você saiba exatamente o que deve ser feito para que a sua carreira militar comece a acontecer, através de uma profissão muito interessante.

Se você está querendo muito saber como se tornar um fuzileiro naval, sugiro que permaneça atento na leitura.

O que faz um fuzileiro naval?

Um fuzileiro naval atua e é formado juntamente à Marinha, a área das Forças Armadas do Brasil que cuida dos rios e mares do país e trata de suas relações com outros países.

Um fuzileiro naval é treinado como um combatente, e possui conhecimentos e habilidades para atuar tanto em terra quanto no mar, desenvolvendo atividades de combate diversificadas, para proteção do Território Nacional.

Ele pode ainda se especializar para atuação em áreas específicas, como paraquedismo, ações envolvendo mergulho ou no comando de equipamentos anfíbio da Marinha do Brasil.

Requisitos para ser um Fuzileiro Naval

Logo abaixo você vai encontrar tudo que você precisa saber para se tornar um Fuzileiro Naval, considerando que alguns requisitos básicos deverão ser atingidos para que o seu objetivo na área seja alcançado.

Os requisitos principais são:

  • Possuir o ensino médio completo.
  • Ser do sexo masculino.
  • Ter idade entre 18 e 21 anos.
  • Ter no mínimo 1,54 metros de altura, e no máximo 2 metros.
  • Não possuir tatuagens que fiquem à mostra com o uniforme e nem que sejam ofensivas.
  • Ter a saúde em dia, além de boa disposição física e também mental.

Só esses itens já te mostram um pouco sobre o que fazer e como ser um fuzileiro naval, certo?

A VERDADE sobre como se tornar um fuzileiro naval

Acima citei os requisitos básicos para que você seja um fuzileiro naval, e assim atinja a carreira dos seus sonhos.

Agora vou te explicar bem brevemente o passo a passo para que você alcance a profissão, e assim inicie uma boa carreira nas Forças Armadas do Brasil.

Passar no concurso para fuzileiro naval

Nesta parte, alguns passos deverão ser seguidos, como:

  • Fazer a inscrição para o concurso – que geralmente acontece duas vezes ao ano. Para ter boas informações a respeito, esteja sempre de olho nas informações fornecidas pela Marinha do Brasil em seu site e redes sociais.
  • Estudar para a prova do concurso – sendo que várias informações serão cobradas nesta etapa. Será essencial que você olhe o Edital do concurso e se prepare.
  • Realizar a prova do concurso – e claro, passar na mesma no número de vagas a serem convocadas.

Nesta etapa, seus conhecimentos acerca de informações diversas serão testados, a fim de verificar se você sabe o mínimo necessário para atuar como fuzileiro naval.

  • Entrega de documentos – depois de aprovado, vários documentos pessoais serão cobrados de você, como identidade, escolaridade, endereço, dentre outros.

Além disso, certidões civis e criminais serão solicitadas, para que se verifique se o candidato tem a conduta mínima necessária para ser um fuzileiro naval.

  • Passar pelas análises físicas – que irão envolver principalmente a análise das condições de saúde do candidato, e também do desempenho físico do mesmo em ações como nadar, correr, fazer flexões na barra e também uma série de abdominais.

Esta etapa também contempla avaliações psicológicas, verificando se o candidato possui a personalidade e as aptidões para efetivamente atuar como um fuzileiro naval.

Depois de toda essas etapas, sendo aprovado nelas você seguirá para a próxima, que irá efetivamente te treinar para ser um fuzileiro naval.

Fazer o curso de fuzileiro naval

Agora estamos na etapa principal de como ser um fuzileiro naval, já que se você é convocado para o curso de formação, significa que foi considerado apto para atuar na área, e assim iniciar sua carreira militar.

O curso de formação acontece em 17 semanas, e geralmente é feito na cidade do Rio de Janeiro/RJ ou em Brasília. Dentro dele você terá acesso a:

  • Estudo cotidiano com aulas e palestras, para assim se capacitar devidamente como Fuzileiro Naval.
  • Moradia adequada.
  • Alimentação diária.
  • Uniformes de formação e como Fuzileiro.
  • Remuneração mínima, para auxiliar em despesas extras.

Na formação você irá aprender itens relacionados ao trabalho, realizando atividades para melhorar o seu condicionamento físico e mental, além de ser constantemente testado e avaliado.

Ao final das 17 semanas, você se forma como Fuzileiro Naval e começa a receber as primeiras indicações de trabalho e atuação, para assim fazer crescer a sua carreira.

Como é a carreira de um Fuzileiro Naval?

Depois de formado, você se torna um Soldado Fuzileiro Naval, presta juramento à Bandeira Nacional e firma um compromisso de atuação de 2 anos na profissão, podendo ser enviado para diversas regiões do Brasil.

Ao final desses dois anos suas ações profissionais serão avaliadas, e aí você pode ser dispensado, ou receber o aval para continuar atuando e assim buscar novas patentes, como a de cabo, sargento, dentre outros.

Conclusão: Você será o próximo fuzileiro naval!

Apenas será necessário que você atenda aos requisitos básicos, se prepare para o concurso, realizando os estudos dos materiais cobrados e toda a preparação física exigida.

Assim que passar, você pode realizar o curso de formação e alcançar a profissão, dando um importante passo para a sua vida pessoal e a sua carreira profissional.

O que significa que caso você realmente queira, você conseguirá, desde que persista e tenha força de vontade!

Gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas novidades diretamente na caixa de entrada do seu email!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s