Saber como passar no concurso da Polícia Federal é um dos sonhos e objetivos de muitas pessoas, já que o cargo, com seus salários e benefícios, atraem diversas pessoas pelo país.

Só que é justamente pela alta concorrência que o concurso está ficando cada vez mais difícil, contando com muitos materiais para estudar, criando uma espécie de “peneira”, onde os piores ficam, e os melhores candidatos são selecionados.

Bom, se você está aqui, não existe a menor dúvida que você está tenso, querendo entender exatamente como passar no concurso da polícia federal e ter a sua vida completamente mudada.

Como diz uma canção antiga: “Quem avisa, amigo é!”. Então, meu amigo, caso você realmente queira aumentar as suas chances de não ficar na “peneira”, continue a leitura.

15 Dicas de Como passar no Concurso da Polícia Federal (A 14ª é um erro comum, mas muitos ignoram)

1 – Planeje bem o estudo:

Considerando suas atividades rotineiras, como trabalho e outros itens, para então definir bem as horas de estudo diárias.

Importante sempre se atentar para não acabar incluindo itens demais no dia. Quantidade nesta questão, nunca vai superar a qualidade do estudo.

2 – Foque nas disciplinas com maior peso

Essa é uma das melhores dicas de como passar no concurso da Polícia Federal, considerando que focando neste tipo de disciplinas, você garante que estará estudando ao máximo aquilo que é mais importante para a prova.

Isso pode te ajudar a aumentar muito sua nota, e assim ter maiores chances de passar.

3 – Não estude mais do que 3 disciplinas ao dia

A não ser que você esteja só estudando, e não tenha que trabalhar e realizar outras atividades.

Mesmo assim, não caia na besteira de tentar estudar 12 disciplinas ao dia. Já disse: qualidade supera quantidade!

4 – Foque nas matérias que você tem mais dificuldade

Outro item para te ajudar no planejamento do estudo é esse. Além de dar prioridade para as disciplinas de maior peso na prova, foque também em estudar bem as disciplinas onde você possui poucos conhecimentos ou muita dificuldade.

Assim você aprende o máximo que der, e aproveita melhor o seu tempo de estudo.

5 – Deixe os vídeos para emergências

Dentre as dicas de como passar no concurso da Polícia Federal que são passadas por aí, muitos acabam por indicar vídeos, já que o formato é muito agradável.

A questão é que várias pessoas que passaram em um concurso do tipo, concordam que os vídeos só serão bons se você usá-los apenas quando não compreende algo.

Do contrário, eles só farão você perder tempo, assistindo várias vezes e fazendo anotações.

6 – Esqueça os resumos e impressões

Parece difícil, mas muitos indicam que, se você quer mesmo saber como passar no concurso da Polícia Federal, você vai ter de abandonar o hábito de resumir, ou mesmo de imprimir materiais para ler.

Estas táticas também ocupam o seu limitado tempo, e não ajudam muito na absorção do conhecimento.

7 – Aposte na leitura virtual e no grifo “nos arquivos”

Se não posso escrever, o que faço? Você usa materiais virtuais, como o PDF, junto com aplicativos para celular, tablet e PC que te ajudam a grifar os itens realmente importantes.

E uma complementação: use no máximo duas cores, para assim não se perder.

8 – Escolha bem o material de estudo

Verificando bem a apostila, artigo, livro, enfim, o material que você escolheu para estudar e assim compreender como passar no concurso da polícia federal.

Um material mal feito pode te fazer perder muito tempo, ou mesmo aprender as coisas da maneira errada.

9 – Revisar também é importante

Outras boas dicas de como passar no concurso da Polícia Federal envolvem esse processo de, ao fazer o seu planejamento, delimitar momentos de revisão, de maneira que os materiais já estudados, sejam plenamente relembrados antes da prova.

10 – Salve seus materiais na nuvem, para que você revise de qualquer lugar

Está no trabalho e teve um tempinho livre? Use o mesmo para revisar um material ou mesmo adiantar uma leitura.

Está em viagem de ônibus, trem, carro? A mesma coisa. Salvando na nuvem, você consegue acessar de onde quiser e assim aproveitar cada momento para estudar.

11 – Estude atualidades

Dentre as dicas de como passar no concurso da Polícia Federal, estudar os temas atuais é uma das melhores, considerando que a maioria deles aparece nas provas.

Busque então estar atento a notícias nacionais e internacionais, buscando salvar itens específicos na nuvem e grifar o que for importante.

12 – Estude Leis Especiais

Legislações diferenciadas do Brasil podem cair, e é bom sempre estudá-las. Por isso, dê uma atenção para leis como o desarmamento, crimes hediondos ou financeiros, dentre outros, ampliando ainda mais os seus conhecimentos.

13 – Não se esqueça de cuidar de si

Agora começam algumas dicas de como passar no concurso da Polícia Federal focadas em outras áreas, além do estudo.

Estudar vai ser importante? Sim! Mas você também vai precisar dormir e se alimentar bem, além de ter momentos de relaxamento.

Isso será essencial para que o seu cérebro realmente absorva os conhecimentos.

Outro item é: quando for estudar, deixe as redes sociais de lado. Assim, você não se distrai.

14 – Pense na prova prática

Um erro muito comum de quem estuda para a Polícia Federal é se esquecer de preparar o corpo, já que a prova física também faz parte do concurso.

Por isso, além de estudar, veja quais elementos serão cobrados e comece a aprendê-los, além de praticar.

Essa etapa ainda vai ajudar para que você cuide do seu corpo e mente, já que exercícios sempre ajudam em um melhor desempenho.

15 – Estude da maneira que funciona para você

Para finalizar essas dicas de como passar no concurso da Polícia Federal, queria lembrar que, embora existam fórmulas mágicas de estudo por aí, elas não são unânimes, pois cada pessoa é diferente.

Dito isso, veja o que mais se encaixa com você e te ajuda no aprendizado, e implemente as mesmas no seu dia a dia, aproveitando melhor o tempo de estudo.
Conclusão: Você na Polícia Federal… Já consegue imaginar?

Antes você até podia falar que não tinha certeza, mas com essas dicas de como passar no concurso da Polícia Federal que acabou de conferir, você está com a faca e o queijo na mão.

Quer dizer, você está com o passo a passo, agora é só sentar, se dedicar e passar pela prova com total segurança. Você vai conseguir!

Gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas novidades diretamente na caixa de entrada do seu email!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s