O Tiro Esportivo é um esporte fascinante que cada dia mais desperta o interesse de muitas pessoas. Seja homem ou seja mulher o Tiro Esportivo está conquistando o coração de muitos amantes das armas. Neste artigo você vai descobrir o que é necessário para tirar o seu CR (Certificado de Registro) de atirador junto ao Exército Brasileiro.

Confira a baixo tudo que é necessário saber para que você mesmo solicite seu CR de atirador junto ao Exército Brasileiro:

O que é o CR ?

CR – Certificado de Registro

CR significa Certificado de Registro ele é um instrumento que possibilidade a aquisição legal de armas de fogo para as atividades de Tiro Desportivo, Caça ou Coleção. Entretanto, algumas categorias utilizam as Armas de Fogo registradas e somente permitidas aos detentores de CR para a atividade de Porte de Arma de Defesa Pessoal.

Quais São os Requisitos Necessário Para Solicitar o CR de Atirador Junto ao Exército Brasileiro?

  • Comprovar Idoneidade: Comprovar Idoneidade por meio de certidões negativas de antecedentes criminais, fornecida pela Justiça Federal, Justiça Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Justiça Eleitoral e Justiça Militar. Alguns desses documentos podem ser obtidos nos sites específicos de cada instituição. também é preciso apresentar a certidão de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal (Polícia Civil).
  • Possuir Residência Fixa: A comprovação de residência pode ser feita por meio de faturas de luz, água ou telefone fixo, em nome do requerente. Caso a conta esteja em nome do cônjuge, é necessário apresentar Certidão de Casamento (ou de Comunhão). Como alternativa, também é possível apresentar uma declaração, com firma reconhecida por parte do responsável pelo imóvel.
  • Comprovar Ocupação: O interessado em solicitar o CR terá que comprovar a ocupação de trabalho, por meio de carteira assinada, empresa no próprio nome ou se você é concursado terá que comprovar de alguma forma que você tem uma ocupação.
  • Avaliação de Tiro: O teste de tiro para obtenção do CR de atirador deve ser atestado por instrutor credenciado pela Polícia Federal. A prova (prática e teórica) é a mesma exigida para a aquisição de arma de fogo, via PF (SINARM). Além disso, pode-se realizar a prova em apenas uma das 4 categorias de armas (pistola, revólver, espingarda ou rifle), não sendo necessariamente a que você pretenda adquirir.
  • Teste de Aptidão Psicológica: Apresentação do laudo psicológico, emitido por um psicólogo credenciado pela Polícia Federal, que comprove a aptidão psicológica do interessado em tirar o CR. Para cumprir este requisito, o indivíduo precisa submeter-se ao teste de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.
  • Afiliação em Clube de Tiro: O interessado em solicitar o CR de atirador precisará se afiliar a um clube de tiro

Obs: O Clube de Tiro têm que ser autorizado pelo Exército Brasileiro.

Qual é a Idade Mínima Para Solicitar o CR?

A idade mínima para requerer o CR de atirador é de 14 anos. Somente o indivíduo com idade de 25 anos ou superior poderá comprar e registrar uma arma em seu nome. Pessoas que ainda não completaram esta idade, poderão treinar em clubes de tiro e utilizarão as armas do próprio clube ou dos pais, conforme recomenda a legislação.

Quais Documentos é Preciso Assinar Para da Entrada no CR?

  • Termo de Ciência, Compromisso e Responsabilidade: Assinando o Termo de Ciência, Compromisso e Responsabilidade, o interessado declara, que está de acordo com a validação de Certificado de Registro no Exército Brasileiro, na categoria pessoa física, que os produtos controlados adquiridos serão de uso exclusivo para a atividade pleiteada. E que tem conhecimento técnico para o exercício da atividade e ciência das obrigações inerentes, dos preceitos legais e regulamentares.
  • O interessado também DECLARA, que assume o compromisso de aceitar, obedecer e cumprir as determinações legais, regulamentares e normativas e me subordinar à fiscalização do Exército e que ASSUME a responsabilidade de todo e qualquer ato e fato relativo à minha pessoa ou sobre os produtos controlados sob minha posse e guarda.
  • Requerimento Para Concessão de Certificado de Registro: Por meio do requerimento para concessão de Certificado de Registro, o interessado formaliza o seu pedido ao Exército Brasileiro.
  • Com o documento em mãos, o solicitante deve preencher seus dados pessoais, de endereço, de contato e sinalizar as atividades pretendidas (caça, tiro desportivo e/ou coleção).
  • Declaração de Segurança do Acervo: O interessado em solicitar o CR no Exército Brasileiro deverá preencher a declaração de segurança do acervo (DSA). Por meio deste documento firma-se o compromisso, perante ao Exército Brasileiro, de manter o acervo em local seguro de acordo com a PORTARIA Nº150-COLOG, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2019 EB 64447.045758/2019-29.

Quais São os Documentos Necessários Para Solicitar o CR?

A pessoa interessada em solicitar o CR precisará fazer uma cópia de todos os documentos citados a cima e também fazer uma cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial com foto.

Emita e pague a GRU (Guia de Recolhimento da União) referente a taxa de concessão do Certificado de Registro para pessoa física. Após o pagamento, junte o comprovante aos documentos que serão entregues ao Exército Brasileiro.

Solicite você mesmo seu CR de atirador junto ao Exército Brasileiro Com o Guia do Atirador!

O Guia do Atirador é um material 100% DIGITAL onde você encontrará o passo a passo exato para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Junto com o Guia do Atirador, você vai receber por e-mail todos os modelos de documentos necessários para solicitar seu Certificado de Registro. Basta editar e imprimir. SIMPLES ASSIM!

Economize TEMPO e DINHEIRO clicando no BOTÃO ABAIXO ⤵️⤵️⤵️

Gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas novidades diretamente na caixa de entrada do seu email!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s